-10% de desconto em DECORAÇÕES DE NATAL com o código NATAL10 l Envío gratuito 

PT/PT
PT/PT

Estufas

É fã de jardinagem e procura um espaço para cultivar as suas plantas e vegetais ao longo do ano? Na Alice’s Garden temos disponível uma vasta seleção de estufas de jardim de alta qualidade, resistentes e ao melhor preço. Para todos os gostos e carteiras. Garanta que as suas hortícolas e aromáticas estão protegidas durante os meses com condições climáticas mais adversas. Oferecemos os seguintes modelos: estufas de policarbonato, de polietileno, em túnel. Sempre sonhou em cultivar a sua própria horta, ter os seus legumes e plantas à mão de semear durante todo o ano? Mas sempre pensou que não tinha espaço, era caro ou difícil? Desengane-se. Nunca foi tão fácil ter a sua própria horta.

Leia mais sobre Estufas

6 produtos

6 produtos

O QUE É UMA ESTUFA E PARA QUE SERVE?

As estufas são estruturas que permitem o cultivo protegido de plantas e vegetais, através da acumulação de calor no seu interior, criando assim um microclima que pode ser até 5 °C mais alto do que no exterior. A sua principal fonte de calor é a energia solar, tão necessária para a produção das suas culturas preferidas. O aquecimento ocorre sobretudo porque não há trocas de ar entre o interior e o exterior. Ao mesmo tempo, a radiação solar aquece o ambiente. O material de cobertura é geralmente semi-transparente para potenciar esta situação. Se tiver uma horta e quiser aumentar a sua produção ou produzir hortícolas fora de época, uma estufa de jardim é a solução perfeita! Por outro lado, ter uma estufa permite proteger as culturas de condições climáticas mais adversas. Isto é particularmente importante em zonas onde as temperaturas são mais baixas. A nível de sustentabilidade, uma estufa traz outras vantagens como o uso eficiente da água da rega. Ao reduzir as perdas de água, promove uma utilização mais equilibrada e sustentável da água de rega. Como a rega nas estufas é mais localizada, diminui também o risco de contaminação de águas subterrâneas. Aproveite também a água da chuva da melhor maneira. Infelizmente as secas são cada vez mais frequentes e por isso a água da chuva é um bem precioso e escasso que deve ser aproveitado para a rega. Recomendamos que utilize um depósito de água da chuva para o seu jardim no geral, e para a sua estufa em particular. Um depósito é ecológico e económico. Reduza o consumo de água e reaproveite a água da chuva para regar o seu jardim e as suas plantas. Na Alice’s Garden temos disponíveis diferentes modelos de depósitos de água da chuva com diferentes capacidades para dar resposta às suas necessidades. Descubra já e comece a ajudar o planeta e a sua carteira! Há quem compre uma pequena estufa doméstica para usar como local de propagação de diversos tipos de plantas, como hortícolas e aromáticas. Pode ainda usá-la como uma espécie de abrigo para proteger vasos de plantas de geadas ou chuvas intensas. As estufas permitem ainda encurtar o ciclo produtivo de uma determinada cultura, bem como cultivar antes do que era suposto.

VANTAGENS DE TER UMA ESTUFA

Não é segredo para ninguém que o consumo local e orgânico tem aumentado nos últimos anos. Cada vez mais pessoas querem uma estufa de jardim para cultivar a sua própria horta e alimentar-se de forma saudável. Já para não falar no sabor incomparável dos produtos cultivados sem uso de pesticidas. Se pensarmos no mundo que nos rodeia, não é de estranhar. Pandemias, doenças crónicas e alergias cada vez mais comuns, o mundo está de pernas para o ar. Todas estas preocupações ambientais e de saúde fizeram crescer a cultura biológica e o interesse de pessoas comuns por este tema. Por isso é compreensível a popularidade que as estufas de jardim têm vindo a ganhar nos últimos anos. Ter uma estufa é uma forma de consumir produtos saudáveis, frescos, acabados de colher, e claramente mais ricos em nutrientes e vitaminas. São ótimas para o cultivo de legumes, frutas, aromáticas e flores. Dão a possibilidade de produzir fora de época, de melhorar o rendimento e de controlar pragas e insetos. Por outro lado, permitem proteger as culturas de condições climáticas mais adversas (granizo, geadas, vento) e de pragas. Isto é particularmente importante em zonas onde as temperaturas são mais baixas. A nível de sustentabilidade, uma estufa traz outras vantagens como o uso eficiente da água da rega. Para ajudá-lo com a rega, oferecemos uma ampla variedade de mangueiras de jardim baratas e de qualidade. Escolha já o seu modelo favorito e fique com mais tempo livre para desfrutar do seu tempo livre!

DIFERENTES TIPOS DE ESTUFAS DE JARDIM

Longe vão os tempos em que ter uma estufa era só para agricultores profissionais. Existem estufas de jardim para todos os gostos e espaços, com diversos tamanhos, materiais e formatos. Antes de decidir a estufa ideal para o seu jardim, veja as características de cada tipo.

ESTUFAS EM POLICARBONATO

As estufas em policarbonato têm um design clássico e funcional, pensado para a máxima otimização do espaço interior. São resistentes, eficientes e duradouras. A sua estrutura clássica e robusta em alumínio, garante que não enferruja. Os antigos painéis de vidro das estufas tradicionais foram substituídos pelo policarbonato, um material mais forte e sustentável que deixa entrar os raios solares, mas sempre com garantia de proteção UV total. Desta forma, vai poder cultivar tomates, pepinos, pimentos, aromáticas e flores. A sua aparência é exatamente igual à das estufas clássicas, sendo por isso a favorita dos “fregueses”. Ao contrário das estufas de vidro, as estufas de policarbonato são mais resistentes e podem aguentar com granizo e objetos voadores como uma bola de futebol perdida do último jogo com os miúdos. São por isso uma mais valia em qualquer jardim. A nível de utilização, as estufas de policarbonato têm as condições ideais para que as plantas e legumes cresçam. No entanto, também podem ser utilizadas como uma espécie de santuário dentro do seu jardim, se colocar uma mesa e algumas cadeiras. Dessa forma, vai poder relaxar num ambiente tranquilo, ler um livro ou até trabalhar longe de distrações e com uma vista incrível, independemente de fazer sol ou chuva. A nível estético, este tipo de estufa é elegante e vai ficar incrível no seu terraço. As estufas de policarbonato têm muitas peças, mas não se assuste. Podem ser montadas de maneira fácil e lógica, seguindo as instruções, sem necessidade de qualquer tipo de ferramentas especiais.

ESTUFAS DE TÚNEL

As estufas de túnel são compostas por grandes arcos de aço e uma película de plástico (normalmente uma lona de polietileno). São muito fáceis de montar e deslocar, sendo particularmente adequadas para horticultura comercial e para proteger as culturas de condições adversas durante o inverno. As estufas de túnel em polietileno são uma solução económica e eficaz, sendo por isso uma alternativa extraordinária aos modelos mais caros de alumínio e policarbonato. Se o seu orçamento for mais reduzido, não se preocupe porque as estufas de túnel são eficazes e duráveis, por isso vai poder cultivar os seus seus vegetais, flores e plantas sem qualquer problema. A nível de montagem, as estufas em polietileno são fáceis de montar. E tal como as estufas tradicionais, fornecem as condições perfeitas de cultivo e aumentam a produção. Desta forma, vai poder ter vegetais, flores e frutos saudáveis no seu próprio jardim. Este tipo de estufa está disponível com uma estrutura de aço galvanizado e uma cobertura resistente. Essa cobertura é fácil de colocar e ajustar e é resistente aos raios UV.

ONDE DEVO COLOCAR A MINHA ESTUFA?

Em primeiro lugar, é importante que a estufa esteja protegida do vento e que tenha uma boa exposição solar. Por isso, sempre que possível, escolha um lugar sem árvores ou paredes que causem sombra, otimizando ao máximo a luz solar que incide sobre a estufa. Da mesma forma, evita o risco de uma possível queda de árvore ou ramo que poderia danificar a estrutura. Por outro lado, em relação aos ventos, tenha atenção à direção do vento e oriente a sua estufa em direção aos ventos predominantes.

COMO FAZER A MANUTENÇÃO DA SUA ESTUFA DE JARDIM?

Cuide da sua estufa com o mesmo amor e atenção que dedica às suas plantas e legumes. Para isso, é importante estar atento ao estado da estrutura ao longo do tempo, assim como da cobertura. Sempre que necessário, substitua a cobertura e garanta que está bem esticada, no caso de coberturas de plástico. Em relação ao sistema de rega gota a gota, verifique regularmente o estado dos gotejadores, pois podemos estar entupidos ou partidos. Por outro lado, preste atenção ao possível surgimento de plantas infestantes nas culturas, bem como algum vestígio de pragas para que possa reduzir ao máximo o foco de contaminação. A ventilação da sua estufa de jardim é um ponto fundamental para promover a correcta circulação de ar. Por isso, garanta que a estufa tem aberturas laterais que permitam que o ar circule, ao mesmo tempo que evita humidade ou temperaturas demasiado altas que seriam prejudiciais para as suas culturas. Recomendamos ainda que utilize alguns sensores para medir a temperatura e quantidade de água no solo. O custo é pequeno mas as vantagens não têm preço.